PERGUNTAS FREQUENTES

Terapia Floral

Os Florais de Bach foram criados no início do século XX, por volta do ano de 1930 pelo médico, bacteriologista e imunologista Dr. Edward Bach na Inglaterra.

A terapia floral pode ser classificada como uma terapia alternativa/complementar, vibracional ou bioenergética que tem como função tratar as causas e não os sintomas das doenças.

Porém apresentam resultados visíveis também no tratamento de desordens físicas por exemplo com o uso tópico do floral Rescue na forma de creme ou pomada.

“Devido às suas vibrações elevadas, certas flores, árvores e arbustos silvestres têm o poder de elevar nossas vibrações humanas e abrir os canais para ouvirmos as mensagens do nosso Eu Espiritual, inundar nossa natureza com a virtude específica de que precisamos e remover de nós a falha que está causando o sofrimento.
Elas são capazes, tal como uma bela musica ou algo gloriosamente enaltecedor que nos dá inspiração, de elevar nossa natureza e nos aproximar de nossa Alma; com isso, nos trazem a paz e aliviam nossos sofrimentos.
Elas curam, não atacando a doença, mas inundando o nosso corpo com as belas vibrações do nosso Eu Superior, em cuja presença a enfermidade se dissolve como neve ao sol”.

Edward Bach.

QUANDO COMEÇAR UMA TERAPIA FLORAL ?

A terapia pode ser utilizada de forma preventiva ou quando a doença já se instalou, atuando de forma complementar na otimização da cura.

O QUE POSSO TRATAR COM A TERAPIA FLORAL ?

Estresse, cansaço, transtorno de ansiedade generalizada, medo, terror, síndrome do pânico, solidão, insegurança, ciúmes, problemas de relacionamento em casa ou no trabalho, além de angústia, depressão, desespero e crises em diferentes fases da vida (adolescência, idade adulta, menopausa e andropausa, terceira idade), pesadelos, insônia, diversas doenças psicossomáticas e uma série de conflitos internos ou externos.

QUAL O OBJETIVO PRINCIPAL DA TERAPIA FLORAL ?

Equilibrar os sentimentos do ser humano, buscando tratar sempre o doente e não a doença.

QUAL O PRINCÍPIO CURATIVO DOS FLORAIS ?

O principio curativo dos florais se dá através da energia vibratória, da energia vital ou melhor dizendo da informação que cada flor carrega.

Ao ingerirmos o floral estamos nos colocando em sintonia com as energias dessa flor.

Os florais são capazes de transformar estados mentais e emocionais negativos em positivos, através do que Bach chamou de “lei dos Opostos”

Para cada emoção ou estado mental negativo existem florais que trazem virtudes opostas e positivas, proporcionando equilíbrio físico, mental e emocional. Um sentimento de bem estar a todos que se beneficiam da energia das flores.

Para sentimentos como tristeza, depressão existem florais que proporcionam alegria de viver. Para o medo, desespero, pânico existem florais que proporcionam coragem e tranquilidade.

OS FLORAIS SÃO REMÉDIOS?

Os florais não são remédios, não são homeopáticos, não são fitoterápicos.

As essências florais são líquidos naturais altamente diluídos de extratos de plantas, flores ou arbustos.

Quando falamos em florais, não estamos falando de princípios ativos ou farmacológicos, estamos falando da sutileza das energias que a mãe natureza nos oferece.

CAUSAM ALGUM TIPO DE EFEITO COLATERAL?

Não apresentam nenhum efeito colateral.

 

CAUSAM ALGUMA DEPENDÊNCIA ?

Não causam dependência.

 

QUEM PODE USAR ?

Podem ser utilizados por pessoas de todas as idades, do feto até a velhice.

Animais e plantas também se beneficiam muito com o uso dos florais de Bach.

HÁ ALGUMA CONTRA INDICAÇÃO ?

Nenhuma.

COMO UTILIZAR OS FLORAIS ?

A fórmula de tratamento com os florais poderá ser pingada sobre a língua ou em alimentos líquidos frios ou quentes (água, chás, sucos, etc) nos períodos indicados pelo terapeuta. O mais comum é tomar  4 gotas, 4 vezes ao dia. Entretanto dependendo do caso a ser tratado podemos tomar mais vezes ao dia dependendo da necessidade. 

BASTA APENAS TOMAR OS FLORAIS QUE JÁ SENTIREI MELHORAS ?

A atuação dos florais se dá a partir do momento que o indivíduo aceita o tratamento. Sem rejeição a ação será precisa e benéfica.

QUANTO TEMPO LEVA PARA SENTIR MELHORAS ?

O tempo é muito variável mediante a pessoa, suas necessidades, seus objetivos. Problemas simples e recentes costumam ter resultados mais rápidos, dentro de poucos dias.

PESSOAS COM OS MESMOS SINTOMAS PODEM SE TRATAR COM OS MESMOS FLORAIS ?

Podem usar os mesmos florais porém nem sempre conseguirão obter resultados semelhantes. É preciso antes de fazer o uso dos florais analisar quais são as causas emocionais que estão gerando os sintomas em um organismo. Portanto duas pessoas com os mesmos sintomas, podem necessitar de essências florais totalmente diferentes. Essa é uma das grandes diferenças da terapia floral em comparação por exemplo com a alopatia (medicamentos químicos), onde encontramos o remédio específico para tratar por exemplo uma dor de cabeça.

Na terapia floral será sempre investigado o que de fato está gerando a dor de cabeça, podendo ser, por exemplo, uma preocupação (e aí se utilizará uma essência específica para isso), ou um grande medo (outra essência será utilizada neste caso).

OS FLORAIS PODEM SUBSTITUIR OS TRATAMENTOS MÉDICOS ?

Os florais não substituem tratamentos médicos, os quais jamais devem ser interrompidos sem autorização médica.

Os florais são excelentes coadjuvantes, complementando o tratamento médico convencional.

POSSO TOMAR OS FLORAIS JUNTO COM OS OUTROS MEDICAMENTOS QUE JÁ FAÇO USO ?

Os florais não interagem com nenhuma medicação, seja alopática, fitoterápica ou homeopática, portanto podem ser utilizados com qualquer tipo de medicamento.

POSSO REPETIR UMA FÓRMULA FLORAL QUE JÁ UTILIZEI ?

Durante a terapia a escolha de determinada fórmula floral é feita mediante a situação momentânea que a pessoa está vivenciando.

Nem sempre conseguiremos colher resultados positivos repetindo uma mesma formula que já tenhamos utilizado.

Com o uso dos florais o indivíduo passa a se autoconhecer, podendo ser necessário modificar os florais com intuito de tratar novos sentimentos em desalinho que se afloram. Se em algum momento o cliente sentir que os florais não estão trazendo resultados positivos, isto é um alerta, nos dizendo que os florais necessitam ser alterados. Concluir que a terapia floral é ineficaz medicante o ocorrido, é pensar e agir de forma equivocada.

Antes de repetir sua formulação busque orientações com seu terapeuta.

PRECISO DE UM TERAPEUTA ESPECIALIZADO PARA TOMAR OS FLORAIS ?

Textos sobre o assunto não  faltam na internet, em livros ou revistas. Mas precisamos ficarmos atentos quanto a forma que tal conteúdo é descrito. Geralmente encontramos listas prontas com sintomas e florais que poderão ser utilizados para trata-los.

Estes repertórios simplificados dos florais servem de noção, são apenas resumos de cada floral.

A escolha dos florais devem ser feitas com cautela, buscando entender realmente as verdadeiras causas das dificuldades, as suas raízes. Focar nos sintomas nos trará apenas resultados paliativos, mascarando o real ponto a ser tratado. Outro fator importante sobre os florais é que eles despertam aspectos que muitas vezes estavam esquecidos e se a pessoa não estiver pronta para lidar sozinha com esses conteúdos os resultados não serão como esperados e ainda pode-se criar mais confusão interna do que benefícios.

O Terapeuta Floral especializado,  analisa a pessoa de forma integral, buscando as razões das doenças e dos seus sintomas.

O Terapeuta Floral não precisa ter formação médica ou psicológica, para exercer este tipo de trabalho. 

Sua linha de raciocínio esta fundamentado na filosofia do Dr. Edward Bach que independe desses outros conhecimentos.

dracena.png
mirandopolis.png
pacaembu.png
presidente prudente.png
                      CONTATO
andrezanoli@gmail.com
(18) 99788-4085
                             
Av. Expedicionários, 1989
Dracena/SP
R. São João, 625 - Sala 3
Mirandópolis/SP
Av. José G. Santos, 1205
Pacaembu/SP
Av. Reverendo C. Assumpção, 197
Presidente Prudente/SP
ONDE ESTAMOS