Constelação Familiar

O que é Constelação Familiar  ?

Criada pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, a Constelação Familiar é um método psicoterapêutico, fenomenológico de terapia quântica, que traz à luz, de forma rápida e precisa, as dinâmicas que ligam o cliente ao seu sistema de referência.
Seu enfoque sistêmico, busca na família, a origem de dificuldades, bloqueios e padrões comportamentais que trazem sofrimentos ao longo da vida.

Na prática, a Constelação Familiar mostra que muitos de nossos problemas, doenças, incompreensões e sentimentos ruins podem estar ligados a outros familiares que passaram por essas mesmas adversidades, mesmo que não tenhamos conhecido os mesmos. Esse método explica que há uma repetição de comportamentos de acordo com as gerações, mesmo que de uma maneira inconsciente.

Como funciona a Constelação Familiar em Grupo?

Durante a Constelação em grupo o cliente expõe o tema, a questão pela qual gostaria de encontrar uma resolução. A partir deste momento os participantes do grupo "entram em campo", e por ressonância, acessam informações oriundas do campo mórfico ou morfogenético correlacionadas a questão relatada para que essa possa ser desemaranhada.

Os assuntos abordados durante uma constelação em grupo além de ajudar o cliente podem proporcionar insights as pessoas que apenas visualizam o processo, o próprio participante que entrou em campo para auxiliar ou até mesmo complementar a compreensão de alguém que já constelou naquele encontro.

Como funciona a Constelação Familiar Individual?

A constelação individual é realizada com auxílio de âncoras e figuras, como bonecos e outros acessórios.

O cliente coloca as peças no “campo” através de uma imagem que atua em seu inconsciente, e a partir daí é guiado pelo constelador na observação das dinâmicas e emoções que vão surgindo sobre a questão que está sendo constelada.

Assim como a constelação em grupo, este é um trabalho para além do racional, e, por mais que seja difícil de ser explicado, tem anos de aplicações bem sucedidas e os depoimentos de quem vive esta experiência são sobre o quanto as informações que se revelam são surpreendentes.

Ambas as modalidades trazem o mesmo resultado. Apenas através de caminhos ligeiramente diferentes.

A constelação familiar individual é direcionada aqueles clientes que por algum medo, insegurança ou constrangimento não querem expor seu tema.

Qual a diferença entre Constelação Familiar em Grupo e Constelação Familiar Individual ?

A diferença principal está na forma do atendimento.

No atendimento individual, o cliente está sozinho com o constelador. Enquanto na outra modalidade o cliente se encontra na companhia de um grupo de pessoas, além do constelador.

  • O atendimento individual é um bom lugar para você constelar um assunto que é muito sensível para você. Nessa modalidade você está sozinho(a) com o constelador, criando um espaço que talvez lhe permita sentir mais segurança;

  • As dinâmicas e os resultados colhidos durante o atendimento individual ou em grupo não diferem. 

  • No atendimento em grupo, embora as pessoas não se conheçam, cria-se uma atmosfera de confiança. O ambiente é facilitado em total respeito aos clientes e seus temas. Não há debates sobre o que se apresenta, fala-se apenas o essencial sobre o tema (sem explicações) e todos estão ali direcionados a um trabalho positivo a todos os envolvidos;

  • Tanto no atendimento individual ou em grupo, o conhecimento que rege os dois é o mesmo. No atendimento individual, a constelação com bonecos e figuras já é um sistema estabelecido e de eficiência comprovada;

  • Tanto no atendimento individual em Constelação Familiar quanto em grupo não há a necessidade de várias sessões sobre o mesmo tema. Uma basta!

Quais temas posso constelar?

  • problemas no relacionamento (afetivo – familiar – geral)

  • os mais variados tipos de doenças

  • distúrbios alimentares como obesidade ou anorexia

  • vícios (drogas, alcoolismo, etc.)

  • medo, fobias, traumas, angústia, depressão,etc.

  • dificuldades financeiras e questões com herança, fracassos

  • desenvolvimento profissional

  • questões de fecundidade, abortos e adoção

  • questões empresariais

Quanto tempo dura um trabalho de Constelação Familiar?
A duração de uma constelação familiar é imprevisível, pois depende do sistema sendo trabalhado, do tema, dos representantes e do constelador. Comumente dura-se em torno de 1 hora, tanto em constelações em grupo como individuais. O tempo de duração de uma constelação também não possui nenhuma relação com o efeito que ela terá no cliente e nos representantes.

Esta abordagem tem relação com algum tipo de religião?

Não. Hellinger sempre fundamentou seu trabalho na observação empírica dos fenômenos observados através dos clientes e representantes. Portanto, a abordagem não está ligada a nenhuma religião ou credo. Também não pressupõe a necessidade de que o cliente creia em nenhum princípio, dogma ou doutrina. 

A partir de que idade é possível constelar?

Sugerimos a partir de 18 anos de idade. Filhos com idade menor podem ser constelados pelos seus pais.

É possível trabalhar com dependente químico nas constelações familiares?

Sim, com ressalvas. Alguns critérios precisam ser atendidos antes que possamos trabalhar com um dependente químico: ele(a) não pode estar “em surto” ou em “abstinência” e precisa “querer” realmente algo. Na maioria das vezes, são os familiares que desejam muito que o dependente trabalhe e, de diversas formas, exercem pressão para que ele(a) siga por um tratamento. Fazem isso com muito amor, mas é muito comum que não tenha nenhum efeito, pois é feito sem o desejo do maior interessado. 

dracena.png
mirandopolis.png
pacaembu.png
presidente prudente.png
                      CONTATO
andrezanoli@gmail.com
(18) 99788-4085
                             
Av. Expedicionários, 1989
Dracena/SP
R. São João, 625 - Sala 3
Mirandópolis/SP
Av. José G. Santos, 1205
Pacaembu/SP
Av. Reverendo C. Assumpção, 197
Presidente Prudente/SP
ONDE ESTAMOS